• ‎
  • ‎
  • ‎

FORTALECENDO TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS

Articulamos ações de Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Direitos Humanos no Ceará há mais de 24 anos. Desde 2001, como organização da sociedade civil, fortalecemos a vida de agricultores familiares, comunidades tradicionais, juventudes e mulheres, com ações que promovem soberania alimentar, justiça social e respeito à diversidade e aos territórios.

NOTÍCIAS

IAC encerra execução do Programa Ceará Sem Fome com mais de 2,4 milhões de refeições distribuídas no Sertão Central

IAC encerra execução do Programa Ceará Sem Fome com mais de 2,4 milhões de refeições distribuídas no Sertão Central

Ao longo de 22 meses, o Instituto Antônio Conselheiro esteve à frente da execução do Programa...

  • 03/07/2025
MDS e SDA  realizam oficina sobre comunicação popular

MDS e SDA realizam oficina sobre comunicação popular

Nos dias 2 e 3 de junho, comunicadores e comunicadoras que atuam em entidades executoras do...

Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro celebra 10 anos

Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro celebra 10 anos

No dia 06 de junho de 20245,  a Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro celebra uma...

NÚMEROS DO IAC

63.000 +
Pessoas Assessoradas
54.000 +
Tecnologias Sociais Construídas
591.000 +
Refeições Solidárias Produzidas
189 +
Feiras Agroecológicas Realizadas

Linhas de atuação

  • Acesso a água em quantidade e qualidade
  • Comunicação para a liberdade
  • Feminismo  e protagonismo

NOSSOS PARCEIROS


FIDA - Investindo nas populações rurais Governo do Estado do Ceará IICA Fiocruz Petrobras Fundação Banco do Brasil Asa Brasil

O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realizou nos dias 10 e 11 de maio, o Intercâmbio entre as comunidades: Retiro, Onça e Carauno. O encontro aconteceu na comunidade de Muxinató - Senador Pompeu na propriedade do(a) Agricultor(a) Familiar, Seu Francisco Leite e Dona Antônia, que no ano de 2013 recebeu a tecnologia de segunda água pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A ação foi facilitada pela equipe técnica do IAC e reuniu 29 agricultoras e agricultores representantes das famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) das comunidades citadas acima.

DE AGRICULTOR PARA AGRICULTOR. EXPERIÊNCIAS DE QUINTAL

No encontro foi realizado uma mística de apresentação das agricultoras e agricultores, recordando a resistências e as lutas dos povos do Semiárido para a garantia de direitos sobre a terra e a promoção de políticas públicas como direito. O Agricultor Familiar, Seu Francisco Leite, partilhou como se deu seu processo de transição e implementação de práticas agroecológicas como cultura de produção e orgulhoso demonstrou para as(os) agricultoras e agricultores como funciona o processo de irrigação por gotejamento de seu quintal, por meio da tecnologia de Reúso de Águas Cinzas, projeto executado pelo IAC em parceria com o Governo do Estado Ceará, a qual Seu Francisco Leite foi beneficiado no ano de 2017.

No arredor da casa do Seu Francisco Leite tem verde e a natureza ginga da terra e do peito. Experienciar como isso acontece no arredor de casa, é de fundamental importância e as agricultoras e agricultores viram de perto como ocorreu a implementação das tecnologias no quintal do Seu Francisco. Os olhares curiosos para saber como um quintal tem tanta pluralidade de espécies de plantas, despertou outros entendimentos de como tratar e ser parceiro da terra por meio de práticas agroecológicas.

Durante os dois dias do encontro as(os) agricultoras(es) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos quintais de produção agroecológica. Visibilizando algumas potencialidades apontadas por elas(es), foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas no quintal do Seu Francisco, como: criação de galinha caipira, fruticultura, roçado e técnicas de manejo e armazenamento de água. Cada representante das famílias beneficiárias teve a oportunidade de partilhar suas experiências e dúvidas nesse encontro, nesse sentido ao final do encontro, os saberes colhidos tanto por parte da equipe técnica, como por parte das(dos) agricultoras e agricultores foi incorporado a educação de que por meio de atividades agroecológicas nos quintais se plantando tudo dá, tudo produz. Dona Alzenir de 51 anos, agricultora familiar e beneficiária do programa P1+2 com a tecnologia de cisterna calçadão, falou que para dar tudo certo, tem que ter dedicação todos os dias e disso ela demonstrou que tem de sobra. “Hoje a gente planta de um jeito e isso só tem a melhorar, tem que ter objetivo, tem que ter compromisso com a natureza”.

O impacto da implementação das tecnologias de convivência com o semiárido e o emprego de práticas agroecológicas para quintais de produção garantem a disponibilidade de água para a produção de alimento, aumentando a segurança e soberania alimentar das sua famílias, contribuindo para o empoderamento das agricultoras e agricultores familiares sobre seus direitos, potencializando ações para conviver bem com o semiárido.

P1+2

O IAC está executando o programa P1+2 (Programa Uma Terra, Duas Águas) em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), nos municípios de Quixeramobim e Quixadá e irá beneficiar 200 famílias. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA. Este programa executa a implementação de tecnologias sociais de acesso à água para ampliar as condições das famílias agricultoras produzirem alimentos, seja para o autoconsumo, seja para a comercialização de excedentes. No autoconsumo a alimentação fica mais diversificada e com maior qualidade nutricional e a comercialização de excedentes gera renda para as famílias. O P1+2 tem por objetivo promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro. Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br