No dia 25 de julho de 2025, das 17h às 20h, será realizada a Feira Agroecológica de Quixadá, reunindo 30 feirantes de diferentes comunidades rurais do município. Será um espaço de encontro entre o campo e a cidade, voltado à comercialização de alimentos dos quintais da agricultura familiar. Com três horas de duração, o evento também contará com apresentações artísticas, roda de conversa e troca de sementes tradicionais.
A feira será realizada em frente a Bodega Ecológica de Quixadá, localizada na Rua Autran Moreno, nº 162, Centro. O evento é realização do Projeto Território de Saberes e Sabores da Agroecologia, iniciativa do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará e com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá (STRAAF).
Desde 2014, o IAC tem atuado no fortalecimento à comercialização de alimentos agroecológicos no Sertão Central. Um marco dessa trajetória é o Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro em Quixeramobim, que, há mais de dez anos, consolida a venda direta de produtos cultivados em quintais agroecológicos da região.
Trazendo reflexões sobre a importância das escolhas alimentares, os alimentos agroecológicos disponíveis nas feiras possibilitam trocas de saberes entre quem consome e quem produz. São alimentos livres de agrotóxicos, cultivados com cuidado e respeito à natureza. Ao conhecer quem planta, o consumidor compreende a origem da comida e os cuidados por trás da produção. Cada alimento vindo dos quintais carrega uma história, e, ao consumir diretamente das feiras, você passa a fazer parte dela.
Serviço: Feira Agroecológica de Quixadá
Data: 25 de julho de 2025 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 20h
Local: Bodega Ecológica, Rua Autran Moreno, nº 162, Centro de Quixadá (CE)
Realização: Projeto Território de Saberes e Sabores da Agroecologia, uma iniciativa do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará Apoio: Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá (STRAAF)