IAC Notícias

IAC e FATEC realizam análise microbiológica da água do Sistema de Saneamento Ecológico Rural

A água é um recurso finito e cada vez mais escasso. No Semiárido brasileiro, as tecnologias sociais com foco na reutilização da água para produção já são uma realidade. Para além do reaproveitamento dessa água, é necessário realizar sua análise para garantir qualidade e segurança. Com esse mote, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realizou ontem(20) em Quixeramobim e Senador Pompeu em parceria com a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central e o CENTEC, a análise física, química e microbiológica da água de duas tecnologias sociais do Sistema de Saneamento Ecológico Rural, o Reúso de Água Cinza e o Canteiro Filtrante.

 O saneamento rural é uma alternativa importante para garantir o bem viver das famílias e dos povos que vivem em comunidades rurais do campo, por meio do uso consciente e sustentável dos recursos naturais. A iniciativa institucional “Saneamento Ecológico Rural” implementado pelo IAC desde o ano de 2017 até os dias atuais, permite a recuperação de águas cinza e sua utilização na irrigação dos quintais agroecológicos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o saneamento rural é uma forma de fortalecer a agricultura familiar, promovendo a saúde, a segurança alimentar e a geração de renda para as comunidades.

 O IAC ao longo de sua trajetória tem realizado ações para garantia do acesso à água e ao saneamento básico em comunidades rurais do Ceará, com foco no território do Sertão Central, onde nessas comunidades os serviços de saneamento são escassos. A iniciativa busca realizar a preservação dos recursos hídricos, a mitigação das mudanças climáticas e promoção da agroecologia, como uma alternativa viável e eficiente para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 Nesse contexto, o saneamento rural é crucial também para a vida das mulheres rurais e de famílias chefiadas por elas, visto que em sua grande maioria, são elas que realizam os cuidados e a manutenção desses recursos. Portanto, é fundamental garantir que as políticas públicas e as práticas de desenvolvimento rural, como a iniciativa desenvolvida pelo IAC, considerem as necessidades e os direitos das mulheres.

SOBRE O REÚSO (1) E O CANTEIRO FILTRANTE (2)

 (1) A tecnologia trata-se de um sistema de coleta e tratamento das águas cinza domiciliares, onde o tratamento é realizado através de filtragem por mecanismos de impedimentos físicos e biológicos. Desta forma o esgoto que antes era liberado nos arredores das residências, causando danos ambientais e sociais, agora é coletado, tratado e reutilizado para a produção de frutas e legumes nos quintais agroecológicos.

(2) O canteiro filtrante é uma tecnologia social de captação e tratamento de águas cinza domiciliares, cujo funcionamento inspira-se na própria natureza, mais especificamente em áreas alagadas naturais como: pântanos e mangues. A tecnologia social explora os ciclos biogeoquímicos existentes nos mangues e pântanos para serem utilizados no tratamento de esgotos. Segundo Begosso (2009), esses sistemas são eficazes na remoção de nitrogênio, fósforo, metais pesados, matéria orgânica e apresentam considerável redução de microorganismos. O canteiro filtrante se utiliza basicamente de uma vegetação macrófita emergente, comunidade microbiana e substrato poroso de alta condutividade hidráulica (brita e areia lavada) para a remoção dos poluentes do efluente a ser tratado.

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br