O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) participou da Oficina Temática sobre Saneamento Rural no X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro, o EnconASA. Na ocasião, apresentamos três experiências: Reuso de Água Cinza, Fossa Ecológica e Canteiro Filtrante.
As experiências foram compartilhadas por vídeo, com destaque para os agricultores Francisco Linhares (Reuso de Água e Fossa Ecológica) e Glauciane Magalhães (Canteiro Filtrante), ambos da comunidade Muxinató, localizada no município de Senador Pompeu, no Ceará.
Conduzido pelos próprios agricultores e agricultoras de diversos estados do Semiárido, o encontro ecoou os versos: “Depois da cisterna, queremos avançar em outras áreas do saneamento, coletando e tratando o esgoto, reutilizando a água para gerar mais alimento”. Essa declaração expressa o desejo de expandir as iniciativas para convivência com o Semiárido. O evento reuniu saberes de diferentes regiões, por meio do compartilhamento de experiências sobre o funcionamento das tecnologias adotadas. Além disso, colocou em evidência as trajetórias de vida transformadas pela implementação dessas tecnologias.
SANEAMENTO RURAL NO SERTÃO CENTRAL
O IAC tem acompanhado a produção de esgoto doméstico em residências rurais localizadas no semiárido cearense, onde foi constatada uma produção média anual de 60.000 litros de águas cinzas e 17.000 litros de efluentes dos vasos sanitários, compostos por água, fezes e urina.A partir desse acompanhamento, o IAC tem implementado tecnologias sociais de saneamento rural, como o Reúso de Água Cinza e a Fossa Ecológica. Essas tecnologias têm se mostrado eficientes no tratamento de esgoto e resíduos sólidos de forma sustentável, nos quintais dos agricultores e agricultoras, garantindo o acesso à água para a produção de alimentos.
Foto: ASAcom
O EnconASA é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com apoio da Secours Catholique (Caritas France), Agence Française de Développement (AFD), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).