IAC Notícias

IAC PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA

A abertura do Encontro Estadual de Agroecologia do Ceará, evento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA),ocorreu durante a Feira Agroecológica e Solidária de Sobral, no dia 10 de maio, na Praça de Cuba, ponto central e histórico da cidade. O evento reuniu representatividades de movimentos sociais, organizações não governamentais e sociedade civil e está sendo realizado pelo Fórum Cearense pela vida no Semiárido, Fórum Microrregional pela vida no Semiárido de Sobral, Rede ATER Nordeste, Tramas e a Residência Agrária em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Projeto Paulo Freire (PPF) e o Governo do Estado do Ceará.

Durante a fala de abertura, Alexandre Pires, membro da executiva da ANA, ressaltou que o ENA não se resume apenas aos dias de encontro,mas a todo o processo de mobilização que une campo e cidade em torno do debate sobre a Agroecologia. Para Marcus Jacinto, coordenador estadual da ASA, o encontro estadual deve buscar uma efetivação cada vez maior das diversas experiências que o Ceará vem construindo para levá-las ao nacional. “Devemos juntos buscar impactos positivos para as pessoas que vivem no campo”, afirma.

O Instituto Antônio Conselheiro participou do encontro juntamente com representantes dos agricultores do Sertão Central, representantes da coordenação, comunicação e técnicos e técnicas da instituição.

O IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil na promoção das experiências agroecológicas, de consumidores e construção de espaços ativos de interlocução com o governo do estado sobre políticas para agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar e nutricional. Na região metropolitana de Belo Horizonte, há experiências pioneiras de agricultura urbana que dialogam com o direito à cidade. Há, ainda, iniciativas inovadoras de movimentos e coletivos que propõem a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento das juventudes em ações culturais e de defesa de direitos.

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br