IAC Notícias

[P1+2] IAC REALIZA GAPA NAS COMUNIDADES DE RETIRO E CARAUNO

O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realizou entre o final do mês de abril e o início do mês de Maio nas comunidades de Carauno e Retiro localizadas no município de Quixeramobim, a capacitação sobre “Gestão da Água para Produção de Alimentos” (GAPA). O encontro reuniu as agricultoras e agricultores representantes das famílias beneficiárias e foi facilitado pelo Instrutor José da Silva Gomes.

OBJETIVO

O encontro teve por objetivo qualificar e conscientizar as agricultoras e os agricultores familiares sobre a água e seus cuidados. Essa capacitação é um momento onde os representantes de cada família beneficiada refletem as estratégias de manuseio e gestão das águas disponíveis em seus sistemas de produção, para além das construídas pelo projeto, viabilizando também as várias interfaces na utilização e gerenciamento das águas disponíveis.

CAPACITAÇÕES

“O que vocês estendem sobre semiárido?” e “Quais os aspectos que caracterizam nossa região?”, essas foram as duas perguntas que fomentaram as primeiras discussões que deram início a construção coletiva da capacitação, acerca de temas como agroecologia, manejo de água, quintais de produção e semiárido como espaço de vida e prosperidade. Nos encontros foram partilhados vídeos que ilustram as relações de gênero, economia solidária, a importância do papel da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) na articulação das políticas públicas e na coordenação dos programas de acesso a água, bem como os impactos gerados nas vidas das famílias e comunidades pela promoção das políticas públicas no semiárido. Nesse sentido, foi apresentado o programa P1+2 com as tecnologias sociais que estão sendo desenvolvidas nos municípios de Quixeramobim e Quixadá: Cisterna Calçadão, Cisterna Enxurrada e Barreiro Trincheira. Por conseguinte se deu apresentação de como a ASA se constituiu e quais as organizações que compõem a instituição e sua missão para com as famílias do Nordeste Brasileiro. Em caráter metodológico, cada beneficiário desenhou o mapa de sua propriedade ilustrando a situação atual e o que deseja para futuro do seu agroecossistema com a implementação das tecnologias sociais e a adoção de práticas de manejo agroecológicas. Além das tecnologias que serão implementadas, as famílias participam também de um conjunto de capacitações sobre princípios agroecológicos para convivência no semiárido e nesse sentido são definidas estratégias de acordo com as potencialidades de cada família e como essas ações de convivência com o semiárido poderão ser executadas para o desenvolvimento de quintais produtivos.

P1+2

O IAC está executando o programa P1+2 (Programa Uma Terra, Duas Águas) em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), nos municípios de Quixeramobim e Quixadá e irá beneficiar 200 famílias. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA. Este programa executa a implementação de tecnologias sociais de acesso à água para ampliar as condições das famílias agricultoras produzirem alimentos, seja para o autoconsumo, seja para a comercialização de excedentes. No autoconsumo a alimentação fica mais diversificada e com maior qualidade nutricional e a comercialização de excedentes gera renda para as famílias. O P1+2 tem por objetivo promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro. Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br