IAC Notícias

Agricultor registra primeira colheita de mel depois de conquistar estrutura e equipamentos para Apicultura

Agroecologia é cuidar da biodiversidade e disso o agricultor que tem nome de poeta, Luís Gonzaga, mais conhecido como Araújo, sabe e compartilha com sua comunidade. Ele reside na comunidade Góes, localizada no município de Ipueiras, Ceará. Araújo é acompanhado pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC) através do Projeto Paulo Freire.

O agricultor conquistou através do projeto equipamentos de segurança e estrutura para a apicultura. A foto acima foi enviada pela família, registra a primeira colheita de mel, no último sábado dia 15 de maio de 2021. Ele e seu filho, colheram 20 litros de mel que foi comercializado há R$15,00 no balde. Seu Araújo conta com 15 colmeias instaladas em seu apiário. E espera para a próxima colheita uma quantidade bem maior do que essa, tendo em vista que esses 20 litros foram coletados apenas de 2 colmeias.

A apicultura é uma atividade potencializada pelo IAC através do Projeto Paulo Freire em parceria com a Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no território de SOBRAL 2 em comunidades rurais dos municípios de Ipueiras, Ipu, Reriutaba, Pires Ferreira, Hidrolândia e Varjota. A atividade associada à natureza tem o potencial de preservação do Semiárido. As abelhas são responsáveis pela propagação de inúmeras espécies vegetais por meio da polinização.

 

 

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br