IAC Notícias

IAC recebe missão FIDA na comunidade de Araçás no município de Ipueiras

Você já parou para refletir sobre a importância das tecnologias sociais para os povos do Semiárido?

Foi a partir dessa reflexão que se deu início à Missão FIDA de acompanhamento e monitoramento das ações do projeto Paulo Freire, executado pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC) em 6 municípios do território de Sobral (CE). Ontem, 22 de setembro de 2021, agricultores(a), quebradeiras de coco e as juventudes rurais da comunidade de Araçás localizada no município de Ipueiras (CE), receberam a comitiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e os técnicos(a) da UGP do projeto Paulo Freire para compartilhar experiências a partir do uso das tecnologias sociais implementadas pelo IAC através do projeto. 

01.jpeg

As tecnologias sociais são iniciativas desenvolvidas em interação com a comunidade que contribuem para a transformação social no seu meio. Simplificando, são as soluções que surgem quando misturamos dois ingredientes poderosos: sabedoria popular e ciência. 
 
Na comunidade foram visitadas 3 unidades produtivas, a unidade de extração e beneficiamento do óleo de coco babaçu gerenciada por mulheres quebradeiras de coco da comunidade, a unidade de sistema de irrigação de frutas e hortaliças e também a unidade produtiva de suinocultura associada a biodigestor.
 
missao-fida.jpg
 
Durante o encontro o FIDA manifestou seu compromisso com o serviço de assistência técnica na implementação do projeto Paulo Freire, considerando-o fundamental para o desenvolvimento rural sustentável do Semiárido. O IAC reforçou o acompanhamento técnico e a implantação de tecnologias sociais sustentáveis  como ferramentas essenciais para a melhoria da produção agrícola e consequente geração de renda dos agricultores familiares, atuando como peça fundamental no combate à pobreza rural.

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br