IAC Notícias

IAC realiza visita técnica com a FUNCEME na comunidade de Aroeiras no município de Quixeramobim

Compartilhar saberes dos quintais é fortalecer a agroecologia nos territórios. É com esse mote que o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realizou ontem, dia 11 de novembro de 2021, uma visita técnica ao quintal dos agricultores Aureliano Soares Martins e Maria Liduina Leal Martins, residentes na comunidade de Arueiras no município de Quixeramobim (CE). A ação fez parte das atividades do evento “Escola de Campo do Projeto Sertões: Trajetórias Agrícolas e Desenvolvimento Rural Sustentável e Governança Participativa em Multiescalas da Água''. A visita foi realizada com objetivo de apresentar como a tecnologia social reuso de águas cinzas acontece na prática.

Com a presença de representações do Projeto Sertões e da FUNCEME, os agricultores e a equipe técnica do IAC demonstraram o funcionamento da tecnologia social reuso de águas cinzas. A tecnologia e os canteiros econômicos no quintal da família, funcionam de forma integrada e com base em princípios agroecológicos. O canteiro econômico é uma tecnologia social que utiliza uma pequena quantidade de água para a produção de hortaliças, a principal diferença entre eles e os canteiros tradicionais é o volume de água que se utiliza para manter as produções.

Por sua vez, o sistema de reuso de água com filtro biológico tem o diferencial de utilizar minhocas para fazer o tratamento da água que vem da caixa de gordura, evitando mau cheiro, num processo orgânico de decomposição dos restos alimentares. Com mais água para produzir e melhor qualidade do solo, a produção se fortaleceu, contribuindo para gerar renda fixa para a família. Tanta boa prática reunida ampliou também a variedade do que produzem. No quintal é possível encontrar berinjela, couve, coentro, gergelim, cebola, pimentão, frutas e flores.

O PROJETO SERTÕES

O Projeto Sertões tem por objetivo gerar um conhecimento interdisciplinar do território semiárido nas vertentes gestão sustentável da água, transição agroecológica, energia e economia de baixo carbono. O Projeto Sertões é fruto de uma parceria, iniciada na década de 1990, entre a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), no estado do Ceará/ Brasil, e o Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (CIRAD), com financiamento, via Facilité 2050, pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br