Cartilhas

A cartilha Mulheres Tecendo Saberes e Agroecologia - Francisca das Chagas (Chaguinhas) é uma realização do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) no Projeto Guardiãs da Biodiversidade. A cartilha sistematiza a experiência da artesã da palha de carnaúba, Francisca das Chagas, mais conhecida como Chaguinhas, apresentando sua experiência, sua história de resistência e saberes a partir do manejo, artesanato e comercialização do seu artesanato com a palha da carnaúba. A cartilha também apresenta os aprendizados e saberes fortalecidos a partir das formações sobre artesanato e comercialização realizadas pelo Projeto Guardiãs da Biodiversidade. Chaguinhas reside na comunidade de Riacho das Flores, localizada no município de Reriutaba, estado do Ceará.

A cartilha Mulheres Tecendo Saberes e Agroecologia - Maria Alves Lira (Hilda) é uma realização do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) no Projeto Guardiãs da Biodiversidade. A cartilha sistematiza a experiência da pescadora artesanal Maria Alves Lira, mais conhecida como Hilda, com ações de convivência com o Semiárido, aplicação e desenvolvimento de práticas de pesca artesanal, comercialização e armazenamento do pescado. A cartilha também apresenta os aprendizados e saberes fortalecidos a partir das formações sobre pescado e comercialização realizadas pelo Projeto Guardiãs da Biodiversidade. Hilda reside na comunidade de Santa Tereza I, localizada no município de Ipu, estado do Ceará.

A cartilha Mulheres Tecendo Saberes e Agroecologia - Francisca Alves Pereira (Francineide) é uma realização do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) no Projeto Guardiãs da Biodiversidade. A cartilha sistematiza a experiência da quebradeira de coco babaçu, Francisca Alves Pereira mais conhecida como Francineide, apresentando sua experiência com a quebra do coco babaçu, sua história de resistência e saberes a partir da quebra do coco, o manejo e a comercialização do óleo. A cartilha também apresenta os aprendizados e saberes fortalecidos a partir das formações sobre beneficiamento e comercialização do coco babaçu realizadas pelo Projeto Guardiãs da Biodiversidade. Francineide reside na comunidade de Araçás, localizada no município de Ipueiras, estado do Ceará.

A cartilha Mulheres Tecendo Saberes e Agroecologia - Francisca Rodrigues (Silvia) e Celeste Pereira (Tiana) é uma realização do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) no Projeto Guardiãs da Biodiversidade. A cartilha conta a experiência das agricultoras Francisca Rodrigues (Silvia) e Celeste Pereira (Tiana) com ações de convivência com o Semiárido, aplicação e desenvolvimento de práticas agroecológicas em seus agroecossistemas bem como os aprendizados e saberes fortalecidos a partir das formações sobre comercialização, quintais produtivos do Projeto Guardiãs da Biodiversidade. Ambas residem em comunidades rurais do município de Ipu, estado do Ceará.

Por reconhecer a pluralidade e importância das experiências de convivência, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) reúne em uma coleção de 4 folders intitulada “Para Bem Viver no Semiárido” a riqueza de 4 experiências desenvolvidas no âmbito do Projeto Paulo Freire executado pelo IAC nos dois anos de execução do mesmo no território de Sobral II que no âmbito do projeto compreende os municípios de Ipu, Ipueiras, Varjota, Reriutaba, Hidrolândia e Pires Ferreira. 

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br