IAC Notícias

IAC realiza visita técnica com SDA e SCIDADES

Hoje (05) o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) acompanhou uma visita técnica ao quintal produtivo do agricultor Francisco Linhares da comunidade de Muxinató, localizada em Senador Pompeu (CE) com a presença de representações da Secretaria das Cidades (SCIDADES) e da Secretária do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará (SDA). A visita objetivou apresentar como o Sistema de Saneamento Ecológico Rural acontece na prática, o mesmo encontra-se em pleno funcionamento no quintal. 

Na oportunidade, a coordenação técnica do IAC representada por Ricardo Vasconcelos apresentou a unidade experimental. A tecnologia trata-se de duas tecnologias sociais em funcionamento, uma tratando as águas cinzas (sistema de tratamento e reuso das águas cinzas) e outra tratando as águas provenientes do vaso sanitário (fossa ecológica).

As duas tecnologias partem do princípio de que os resíduos não são vistos como um problema, mas sim como potencial para aumentar a capacidade de produção de alimentos da unidade familiar, pois nas duas tecnologias a água e resíduos coletados e tratados são destinados a produção de frutas, hortaliças e pequenos animais nos quintais agroecológicos, aumentando a renda familiar e gerando segurança alimentar.

O sistema de saneamento ecológico rural tem como foco principal, a coleta e tratamento dos efluentes domésticos, evitando a poluição ambiental e danos à saúde, além de disponibilizar água e nutrientes para a produção nos quintais agroecológicos.

 

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br