Boletins

O boletim "Mulher, você não está sozinha!" tem o objetivo de sanar dúvidas e orientar as mulheres do Semiárido Cearense sobre como se proteger e denunciar seus agressores aos órgãos de proteção à mulher.

O informativo compartilha conteúdo orientativo observando as diretrizes de combate e prevenção a COVID - 19 no ano de 2020, previstas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) contextualizada à realidade rural. ⁣

O Sistema de Saneamento Ecológico Rural trata-se de duas tecnologias sociais, a primeira coletando e tratando as águas cinzas (sistema de tratamento e reuso das águas cinzas) e outra as águas provenientes do vaso sanitário (fossa ecológica). As duas tecnologias partem do princípio de que os resíduos não são vistos como um problema, mas sim como potencial para aumentar a capacidade de produção de alimentos da unidade familiar, pois nas duas tecnologias a água e resíduos coletados e tratados são destinados a produção de frutas, hortaliças e pequenos animais nos quintais agroecológicos, aumentando a renda familiar e gerando segurança alimentar.

O saneamento rural é uma alternativa importante para garantir o bem viver das famílias e dos povos que vivem em comunidades rurais do campo, por meio do uso consciente e sustentável dos recursos naturais. A iniciativa institucional “Tecnologias Sociais de Saneamento Rural” implementado pelo IAC desde o ano de 2017 até os dias atuais, permite a recuperação de águas cinza e sua utilização na irrigação dos quintais agroecológicos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o saneamento rural é uma forma de fortalecer a agricultura familiar, promovendo a saúde, a segurança alimentar e a geração de renda para as comunidades.

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br